Porquê O IP Do DVR Deve Ser Fixo?

Porquê O IP Do DVR Deve Ser Fixo?

Para entender porque o ip do dvr deve ser fixo, precisamos entender mesmo que superficialmente, como funciona a rede local de internet.

A composição básica da rede local de internet precisa de pelo menos um modem/roteador e os dispositivos a ele ligado, como os computadores, notebook, smartphone e demais dispositivos.

Como você pode ver na imagem abaixo. Para os dispositivos se comunicarem na rede é necessário uma numeração ao qual chamamos de ip privado.

Mesmo que você não saiba o que é ou para que serve. Você com certeza já viu esta palavra na internet. Principalmente se você gosta de assuntos que envolve computadores. Então o que é ip privado?

Se fosse definir ip privado de maneira simples e direta, ele é o endereço de um computador ou dispositivo na rede local de internet.

Está achando que ficou complicado? Então vamos observar a imagem abaixo e entender como funciona a comunicação entre os computadores na rede de internet.

Porquê o ip do dvr deve ser fixo?

Quando um computador nas suas configurações de rede está definido como DHCP, assim que é ligado recebe uma numeração do modem/roteador na mesma faixa, ou seja, se o modem esta na faixa 10.1.1.1, os computadores receberão uma numeração na mesma faixa. Como você pode perceber na imagem acima, apenas a última sequencia foi alterada(10.1.1.2 para o primeiro computador, 10.1.1.3 para o segundo computador e assim por diante).

Então definindo de maneira popular o IP privado seria como se fosse o endereço de uma pessoa. Para o carteiro entregar as cartas e encomendas, ele precisa conhecer seu endereço. Da mesma maneira funciona na rede, para enviar dados precisa-se do seu endereço na rede local. E este endereço na rede local é o IP privado.

O ACESSO REMOTO FUNCIONA?

Existem dois tipos de IP privado:

  1. Fixo
  2. Dinâmico(DHCP)

O ip privado fixo mantém sempre a mesma seqüência de números. Mesmo que você desligue/ligue o modem/roteador. Isto é, sua identificação na rede local é sempre a mesma. Isto sempre ocorrerá quando nas definições de rede do computador está como Fixo.

O ip privado dinâmico muda a seqüência de números toda vez que você desliga/liga o Modem/Roteador ou o computador. Isto sempre ocorrerá quando nas definições de rede do computador está como DHCP.

Pela explicação acima você já deve ter entendido que para enviar/receber dados na rede local você deve conhecer o IP privado do destino. Quando o IP é fixo, é muito simples, não é mesmo? Agora quando o IP é dinâmico a coisa complica, pois ele sempre será alterado.

Porquê O Ip Do DVR Deve Ser Fixo? Porque independente se a rede for desligada e religada novamente, o ip do dvr deverá ser sempre o mesmo.

Além deste motivo, existe um outro. No acesso remoto, ou seja, acessar o dvr de outra rede. Será necessário o redirecionamento de portas. E isto é feito especificamente para o ip do dvr.

Se ficou alguma dúvida, eu te convido assistir o vídeo abaixo.


Se você deseja ser um especialista em acesso remoto de câmeras, seja como profissional ou para não depender de terceiros para configurar e acessar suas próprias cameras de cftv veja o post de pré venda do Acesso Remoto Fácil.

"O

Márcio Rosa

Técnico em eletrônica que atua em sistemas de segurança eletrônica desde 1.999. Ampla experiência em instalação e manutenção de alarmes monitorados e convencionais, cftv incluindo o acesso remoto das imagens pelos dispositivos portáteis como os smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *