O que é DDNS?

O Que É DDNS?

O Que É DDNS?

Mesmo que você não saiba o que é ou para que serve. Você com certeza já viu esta palavra na internet. Principalmente se você gosta de assuntos que envolve computadores. Então o que é ddns?

Se fosse definir ddns de maneira simples e direta, ele é um endereço na internet para permitir o acesso de determinado equipamento em uma rede externa sem precisar conhecer o IP público. Está achando que ficou complicado? Então vamos observar a imagem abaixo e entender como funciona a comunicação entre os computadores na rede de internet.

O que é DDNS?

Na internet cada Modem/Roteador recebe uma sequencia de números chamado de IP público. O IP público nada mais é que a identificação da sua rede local na internet. Portanto se um computador precisar enviar ou receber dados de um computador de  outra rede, é necessário conhecer o IP público.

Então definindo de maneira popular o IP público seria como se fosse o endereço de uma pessoa. Para o carteiro entregar as cartas e encomendas, ele precisa conhecer seu endereço. Da mesma maneira funciona na internet, para enviar dados precisa-se seu endereço na internet. E este endereço na internet é o IP público.

O ACESSO REMOTO FUNCIONA?

Existem dois tipos de IP público:

  1. Fixo
  2. Dinâmico

O ip público fixo mantém sempre a mesma seqüência de números. Mesmo que você desligue/ligue o modem/roteador. Isto é, sua identificação na internet é sempre a mesma. No entanto este tipo de serviço é pago e caro. Por isto somente as empresas que tem a necessidade de ter seu IP fixo contratam este serviço.

O ip público dinâmico muda a seqüência de números toda vez que você desliga/liga o Modem/Roteador ou quando houver necessidade pelo provedor de internet.

Se você gostaria de saber qual é o seu IP público atual, basta acessar algum site que exiba esta numeraçao. Um deles  é o Meu IP. Através dele é possível conhecer o seu IP público atual. Inclusive se você gostaria de fazer o teste para saber se o seu IP público é dinâmico. Basta acessar o Meu Ip antes e depois de desligar/ligar o Modem/Roteador. Se a numeração não mudar, o IP público da sua rede é fixo, caso contrário é dinâmico.

Pela explicação acima você já deve ter entendido que para enviar/receber dados na internet você deve conhecer o IP público do destino. Quando o IP é fixo, é muito simples, não é mesmo? Agora quando o IP é dinâmico a coisa complica, pois ele sempre será alterado. Para contornar este problema existem os serviço de DDNS.

Então o que é DDNS (Dynamic Domain Name System)

DDNS de forma geral nada mais é que um servidor na internet que armazena em um tabela de seu banco de dados duas informações:

  1. Seu ip público atual (179.176.109.202)
  2. Seu endereço na internet ( algo como casadovaldir.dvr.net)

O que é DDNS?

Pela imagem acima perceba que o servidor de ddns armazena e relaciona em uma tabela o seu IP público atual com o seu endereço na internet. De forma que se for necessário acessar por exemplo o seu dvr por uma outra rede de internet, você precisará conhecer apenas o seu endereço na internet (casadovaldir.dvr.net). Ao digitar seu endereço na internet(casadovaldir.dvr.net) no seu smartphone, o servidor de ddns faz o desvio para ip público atual (179.176.109.202).

Você deve estar pensando agora, como o servidor de ddns sabe meu ip público atual? Para isto em algum dispositivo da sua rede, como por exemplo o computador, dvr ou o modem, você configura para de tempos em tempos informar ao servidor de ddns seu ip público atual. Assim o servidor de ddns sempre estará atualizado.

Existem vários sites que oferecem este tipos de serviços como DYN DNS, mas o mais popular é o NO-IP.

Márcio Rosa

Técnico em eletrônica que atua em sistemas de segurança eletrônica desde 1.999. Ampla experiência em instalação e manutenção de alarmes monitorados e convencionais, cftv incluindo o acesso remoto das imagens pelos dispositivos portáteis como os smartphone.

6 thoughts to “O Que É DDNS?”

  1. comprei um dvr intelbras! onde moro não tem rede de Internet , eu estalei a parte física posso ligar ele em um pc como configuro para acessar 4 camaras

  2. Só consigo acessar no gás câmeras na internet interna que está ligada ao meu dvr já quando estou em casa não consigo acessar da minha internet minhas câmeras ou seja o.meu dvr? Isso é problema de ddnr? Tenho que fazer mais alguma configuração?

  3. Tenho um alarme com câmeras JFL, mudei meu provedor de internet e agora o App não quer funcionar . Preciso de um IP fixo para conseguir abrir as portas e assim efetuar as configurações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *